domingo, 8 de fevereiro de 2009

Buenos Aires real

Estando a viver numa das melhores zonas da cidade, desconhecia ainda outra faceta de Buenos Aires. No último fim-de-semana do Marco em Buenos Aires, antes de ir para Córdoba (não será o último certamente até Julho), resolvemos visitar La Boca, um bairro com uma vida e mística muito própria. La Boca é também, como o nome quer indicar, "residência" do Club Atlético Boca Juniors.

À chegada a La Boca logo percebemos que estávamos noutra Buenos Aires. Uma Buenos Aires pobre, mas pura. Uma Buenos Aires que não escondia o seu lado miserável, a não ser no sorriso sincero das suas pessoas, na alegria das crianças que brincavam nas ruas, no poder contagiante dos dançarinos de tango, malabaristas, artistas plásticos e músicos...enfim, na explosão de sons, cores e ritmo que predominava em Caminito.

Foi Caminito o nosso ponto de partida. As cores vibrantes da rua que já haviamos visto em postais foi de facto o que nos chamou a La Boca. Mas assim que, como outros tantos turistas, nos cansámos de ver os espéctaculos de tango, cuidadosa e especialmente preparados para os não locais, resolvemos, ao contrário dos outros turistas, não voltar para o autocarro, mas continuar a "excursão" fora dos limites esperados. Fomos então conhecer a comunidade local...a real!

Vimos ainda mais miséria, mais pobreza, menos cor, mas continuou a haver o mesmo sorriso, a vontade de ajudar os outros, mesmo não tendo muito para dar. Bom, isto não é realmente verdade, entrando numa pequena e pobre biblioteca descobrimos que ali é onde as crianças vão para aprender a ler, a escrever, a costurar, a ser úteis, a ser pessoas...tudo isto porque a própria comunidade se preocupa e quer ajudar. A baixa taxa de analfabetismo registada na argentina não é apenas graças ao esforço governamental mas sim graças à sua gente.

Não vos querendo maçar mais com os meus pensamentos, deixo algumas fotos.

















Até já Marco!

12 comentários:

  1. Tás feito um bailarino... vai lá vai

    ResponderEliminar
  2. e eu que não sabia que dançavas!!! estás à espera de quê de nos fazer um show, e neste caso ensinares a tua prima a dançar dessa forma? ;)
    gostei de ver, e apesar da pobreza, as cores são fabulosas e vivas o que dá vida a essa parte da cidade. talvez por isso, como tu dizias, vias mais sorrisos.
    beijinhos e boas experiências :)

    ResponderEliminar
  3. Até já companheiro...

    Acredito que vamos ter bons fds :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei do espírito com que falaste sobre os bairros pobres de B Aires. Nunca te ouvi exprimir essa tua sensibilidade, mas não me surpreendeste, sabia que isso estava aí dentro. És filho da Luz. Beijo-te no coração. SF

    ResponderEliminar
  5. Aproveita bem esse lado da vida e tudo o que de simples e puro ela te está a oferecer, a colocar ao teu alcance.´Isso vai ensinar-te muito mais do que todos o cursos que possas fazer. estes apenas te darão ferramentas. A vida ..... a vida, essa, dar-te-á a verdadeira sabedoria. M

    ResponderEliminar
  6. Bics, a Hilda manda-te um Beijo e diz que te está a seguir com entusiasmo. Mas entusiasmo mesmo parece que tem o Janeca que não passa 1 dia sem ir ao blog ! Beijos. M

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Simplesmente...invejo-te com todas as forças! :p

    ResponderEliminar
  9. Que fotos brutais!!!
    E que figuras de estilo gramaticais!
    Se era pa fazeres inveja.. pronto dou a braço a torcer. já tou como o joão.. cabron!!! Aliás, CABRON!!!!
    se era só naquela do raciocínio e tas p ai virado topa-me isto e.. think about it! http://www.youtube.com/watch?v=TLEK0UZH4cs

    Mas olha, sublinho novamente o meu aviso: põe tte a pau com esses gajos! Até mm com os teus amigos porteiros! Pelas fotos n pareces ser muito.. estimado vá, pela populaçao masculina. a excepção deste ultimo bailarino.. de aparência, um tanto ou pouco duvidosa... ... pensando bem.. tem cuidado é com esse!
    Em relação a menina, escusavas de lhe rasgar a saia.
    Tou a gozar! Fizeste muito bem! É mm assim mamen!!!

    ResponderEliminar
  10. Estou a fazer uma visitinha pelo seu blog, muito interessante a cultura argentina, muito me interessa!! Parabéns pra você que já é um dançarino não é?? Abraços brasileiros!
    Pablita Paula (Brasil)

    ResponderEliminar
  11. Fico contente que o Blog já tenha saído da esfera de amigos e conhecidos.
    Para dançarino ainda falta um pouco, mas faço intenção de me tornar :)

    Obrigado pelo comentário Pablita, tá aqui tão perto, venha-nos fazer uma visita, teremos todo o gosto.

    ResponderEliminar
  12. Companheiro, estou a ver que as minhas fotos estão a fazer furor...

    Grande abraço :) aqui do interior.

    ResponderEliminar